terça-feira, 24 de março de 2015

A Audi começará a vender o recém-lançado TT Roadster no Brasil em 2015. A informação foi confirmada durante o Salão de Paris, que abriu as portas hoje (2) para a imprensa. Divulgado oficialmente durante a semana passada, o modelo conversível é equipado com duas opções de motor em mercados internacionais: um a diesel e um a gasolina, variante que deve desembarcar por aqui. Além disso, a versão normal TT chega por aqui ainda no primeiro semestre, conforme havia sido antecipado por Autoesporte no começo do ano.
A montadora ainda estuda qual será a data exata em que o TT Roadster chega às lojas brasileiras. Sua presença no Salão de São Paulo, que será realizado no fim do mês, também continua incerta e sob negociações. O modelo conversível deve chegar por aqui com um motor 2.0 a gasolina de 230 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, a variante mais parruda. Em mercados internacionais, também será vendido com um 2.0 a diesel de 184 cv e 38,5 kgfm. Já a versão TTS Roadster ainda não foi confirmada por aqui. Mais apimentada, é equipada com um 2.0 TFSI de 310 cv e 38,7 kgfm de torque. Segundo a montadora, nesta configuração o carro chega a 100 km/h em 4,9 segundos.
O teto retrátil do carro é feito de aço, alumínio, plástico e magnésio, e pode ser acionado em velocidades de até 50 km/h. Segundo a Audi, leva só dez segundos para abrir ou fechar e conta com um sistema que não diminui o espaço do porta-malas, mesmo quando está recolhido. O carro ainda é equipado com controle eletrônico de estabilidade, sistema de som e faróis de xenônio. As rodas são de liga-leve de 17 polegadas.
Audi TT Roadster (Foto: Divulgação)
O Audi TT, por sua vez, chega por aqui ainda no primeiro semestre do ano, conforme adiantado por Autoesporte durante o Salão de Genebra, no início do ano. No total, o carro foi lançado em três configurações: uma com motor 2.0 TDI de 184 cv, outra 2.0 TFSI de 230 cv e a mais apimentada TTS com bloco 2.0 TFSI de 310 cv, mas apenas as duas últimas serão vendidas no Brasil (confira o teste do modelo). Ainda se estuda qual será o preço cobrado pelo esportivo renovado, mas espera-se que não seja muito superior aos atuais R$ 209.500.
Audi TT 2015 no Salão de Paris (Foto: Aline Magalhães / Autoesporte)
Mercado
A Audi confirma a renovação dos esportivos por aqui depois de registrar um bom ano em vendas. A montadora foi uma das responsáveis pelo bom desempenho das marcas premium no Brasil no começo de 2014. Somente no primeiro trimestre, registrou alta nas vendas de 105% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Apesar de o ano ainda não ter terminado, já se fala em crescimento recorde até dezembro. Mesmo com bons resultados em sequência, a montadora ainda fala em aumento recorde no próximo ano, impulsionado pelo início da fabricação de novos modelos por aqui. Até o final de 2015, deve sair da linha de produção da montadora alemã no Brasil o A3 Sedan. Já o Q3 começa a ser fabricado por aqui  em 2016. No início, a montadora espera produzir 26 mil carros.
Audi TT Sportback (Foto: Divulgação)
TT Sportback
A montadora também aproveitou o Salão de Paris para mostrar o conceito de uma nova versão do TT. Trata-se da Sportback, com cinco portas e quatro lugares. O motor 2.0 TFSI entrega 405 cv de potência a 6.400 rpm e 45,9 kgfm de torque, e alcança 100 km em 3,9 segundos. A transmissão é S Tronic de sete velocidades, e a tração integral Quattro. Segundo a marca, o consumo de combustível é de 7,0 litros por 100 km em média.
O carro tem 4,47 m de comprimento, 1,89 m de largura, e 1,38 m de altura, com distância entre-eixos de 2,63 m. Se comparado ao novo TT, é 29 cm mais longo, 6 cm mais largo e tem uma distância entre-eixos 12 cm maior, já na altura, é 3 cm menor.
No design exterior, as duas entradas de ar laterais estão ligadas por um detalhe embaixo da grade, que, aliás, é mais robusta que a do cupê e traz o emblema da marca, as rodas são de 21 polegadas. Por dentro, uma cabine virtual substitui o convencional monitor MMI, e conta com uma tela de 12,3. O painel e a parte superior das portas são cinza escuro, bancos e console central de couro na cor bege, todo o piso é coberto por tapetes emborrachados, os dois bancos traseiros são divididos por um apoio de braço e têm encostos de cabeça dobráveis.
Os faróis têm com uma tecnologia a laser para aperfeiçoar o foco do farol alto, ativado a 60 km/h ela ajuda na precisão da iluminação, e uma câmera é usada para detectar e ofuscar outros carros na pista.
Por ainda ser um conceito, o modelo ainda não tem previsão de ser comercializado e foi levado ao salão como um estudo da Audi sobre sua viabilidade.

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